Programa Ruas Abertas chega à Avenida São João neste domingo (21) em caráter experimental
Programa Ruas Abertas chega à Avenida São João neste domingo (21) em caráter experimental
Neste domingo (21), das 9h às 16h, a Avenida São João, na região central, recebe um evento teste do Programa Ruas Abertas. Durante a atividade que está em caráter experimental, um trecho de 1,5 km da via, entre o Elevado Presidente João Goulart (Minhocão) e o Largo do Paissandu, será temporariamente interditado para a circulação de veículos – e aberto exclusivamente para pedestres e ciclistas, assim como já acontece em quatro ruas do bairro da Liberdade e na Avenida Paulista.
A proposta de inclusão da Avenida São João no Programa Ruas Abertas está em debate com a população desde 8 de janeiro por meio de uma consulta pública no site Participe+. Ela tem o objetivo de ampliar a ocupação do espaço público e facilitar a conexão a pé entre o Minhocão e o Vale do Anhangabaú – áreas que já funcionam como espaços de lazer aos fins de semana.
Neste primeiro teste a área ganhará uma série de atividades gratuitas, ampliando as opções de lazer e cultura no centro. Até 8 de fevereiro, os munícipes podem deixar sua opinião a respeito da proposta, respondendo um questionário sobre experiências e perspectivas para a Avenida São João. Um material técnico elaborado pela equipe da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento é disponibilizado para subsidiar as respostas. Para registrar a sua opinião, basta clicar aqui.
Sobre o Programa
O Ruas Abertas é uma iniciativa do município que prioriza a qualificação do espaço urbano a partir das necessidades dos pedestres. A intenção é oferecer condições que estimulem a permanência das pessoas, a caminhabilidade e o fortalecimento da região como atrativo turístico e comercial.
O projeto prevê a abertura de ruas para pedestres aos domingos e feriados, com apoio da CET para o monitoramento do tráfego de veículos. Além disso, prevê a execução de obras permanentes para ampliar espaços de permanência e lazer, fortalecer o comércio local e reduzir o impacto ambiental.
Desde 2016, a Avenida Paulista integra o Programa Ruas Abertas. Em outubro de 2023, o programa foi expandido para a região da Liberdade. Aos domingos e feriados, quatro ruas são fechadas para o tráfego de veículos e tornam-se um grande espaço de lazer para a população, fortalecendo os atrativos turísticos das regiões.
Valorização do patrimônio histórico e cultural
A Avenida São João, localizada no distrito da Sé, desempenha conexão fundamental entre o Vale do Anhangabaú e os bairros de Santa Cecília, Barra Funda e Campos Elíseos. Além disso, possui uma rica importância histórica para a memória da cidade, abrigando diversas comunidades dentro de sua área.
A avenida também conecta dois relevantes espaços públicos na região, o Elevado Presidente João Goulart (Minhocão) e o Vale do Anhangabaú e recebe diversas programações, com vocação para o turismo comercial e eventos culturais e esportivos. Os atrativos incluem a Praça das Artes, a Galeria do Rock, opções de vida noturna, uma extensa malha cicloviária e atividades de lazer, incluindo a presença de skatistas no Vale do Anhangabaú. Esses elementos conferem uma dinâmica diversificada e significativa à região.
Para viabilizar o teste, houve o envolvimento de várias áreas da Prefeitura. A SPTrans vai desviar o itinerário de 31 linhas de ônibus das 6h30 às 16h, entre a Rua Helvétia e o Vale do Anhangabaú, região central da cidade.
As linhas que atendem a Parada São Luís, localizada no canteiro central da Rua da Consolação, no sentido Centro, deverão realizar o embarque e desembarque de passageiros na pista da direita, em frente ao nº 347. Veja mais neste link.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) montou uma operação com interdições e vai monitorar o trânsito na Av. São João e imediações das 9h às 16h. Mais informações estão disponíveis neste link.
Nove pontos de táxi sofrerão alterações temporárias (sete deles sendo realocados) neste domingo (21), das 9h às 16h, para realização do evento teste. Veja mais aqui.
Turismo
Durante o evento, a Secretaria Municipal de Turismo contará com uma Ação de Apoio ao Turista com a presença de 20 guias de turismo credenciados que vão fornecer informações sobre a região central, pontos turísticos próximos e ações de valorização da região.
Outra novidade é que o passeio guiado do programa Vai de Roteiro – Centro Novo terá um ajuste no seu itinerário e passará pela Avenida São João. Aos domingos, este passeio acontece às 10h e às 14h. Para participar do roteiro, é só reservar gratuitamente o ingresso pela plataforma www.sympla.com.br/turismoprefsp.
Segurança
A Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a Polícia Militar irão reforçar o policiamento na área. A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por meio da Guarda Civil Metropolitana, reforçará o patrulhamento no programa Ruas Abertas, que acontecerá neste domingo (21), na Avenida São João. Serão empregados dez guardas-civis, que atuarão no perímetro entre a Rua Conselheiro Crispiano e a Rua Helvétia, das 9 às 17 horas. Esses agentes estarão distribuídos em uma viatura com três integrantes da corporação; uma base comunitária móvel com quatro GCMs; e três motos com um guarda em cada.
Lazer, esporte e entretenimento
Diversas ações de lazer e entretenimento foram planejadas para o evento piloto, as atividades serão de baixo impacto, com foco em artistas de rua e a valorização dos elementos locais, como a Galeria do Rock, o Centro de Memória do Circo e a famosa esquina das Avenidas Ipiranga e São João. Veja aqui a programação esportiva.
A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) leva diversas atrações para animar o Ruas Abertas São João, neste domingo, dia 21. Além de atrações infantis e circenses, a SMC promove o Palco Choro Jazz, com apresentações do quarteto Jazz Riddim e do Quinteto Mangabera, entre outros; e o Palco Rock no Largo do Paissandu, em frente à Galeria do Rock, com atrações como Guns and Roses Experience e Living Metal. Confira aqui a programação.
Feira de artesanato
O Mãos e Mentes Paulistanas, programa de apoio ao setor de artesanato e manualidades da Capital, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, participa do evento com 14 artesãos credenciados que vão expor e comercializar artigos infantis, bolsas e acessórios, cartonagem, decoração, saboaria e vestuário. Os artesãos estarão na Praça Júlio Mesquita.
Fonte: todospelocentro.prefeitura.sp.gov.br